Guia geral sobre TABLET

Comentarios
Eu sou um usuário recente de uma tablet, quando eu fui procurar uma pra comprar primeiro eu pesquisei muito até chegar em uma conclusão sobre qual comprar, como comprar, como utilizar, como cuidar e por ai vai... daí eu resolvi montar um pequeno guia para ajudar as pessoas interessadas no assunto com alguns conhecimentos próprios e também algumas dicas pessoais. Espero que seja util.

Primeiramente, que negócio é esse de tablet?

As tablet’s, são também conhecidas como mesas digitalizadoras, são acessórios usados no computador que são geralmente utilizados para desenhar ou fazer pinturas digitais. Pelo que eu vi pesquisando sobre tablet’s eu acredito que hajam pessoas que a utilizem apenas como substituto do mouse devido a problemas com dores ocasionadas pelo uso em excesso ou errado do mouse.

E como esse negócio funciona?

Geralmente as tablet’s são compostas por uma prancheta que é ligada na entrada USB do computador, onde se escreve/desenha e de uma caneta sem fio (alguns modelos podem utilizar pilhas).
Alguns modelos mais funcionais e geralmente mais caros possuem vários recursos extras como botões de atalho, função touch para utilizar também os dedos, borracha (na extremidade oposta da caneta) e vários outros recursos.
Tablet PC
Existem ainda computadores que podem ser usados como tablet, são computadores sem mouse ou teclado, que possuem os mesmos recursos de computador (eu acho, porque nunca trabalhei com um, apenas li a respeito na internet) e sistema operacional próprio.
E ainda existem também notebooks que podem ser utilizados como tablet, virando o seu monitor ao contrario.
Os que eu já ouvi falar são alguns notebooks da Dell e da HP, e também o famoso Ipad da Apple.




Como utilizar uma tablet?

No meio da prancheta existe uma área retangular demarcada que corresponde a área do monitor, ou seja, quando você colocar a caneta no canto esquerdo da mesa, o ponteiro do mouse ou a ferramenta que você estiver utilizando vai aparecer no canto esquerdo da tela, no canto direito da mesa, é o canto direito da tela e por ai vai.

Para mover o ponteiro pela tela basta você aproximar a caneta da mesa uns 3mm (sem encostar) e movê-la na direção desejada.

Para clicar sobre um objeto, basta navegar até ele e encostar a ponta da caneta na mesa, uma ou duas vezes (clique e clique duplo).

Para arrastar um objeto, navegar até ele, encostar a ponta da caneta na mesa e arrastá-la sobre a área útil da tablet.

Pra utilizar o menu correspondente ao botão direito do mouse, basta você pressionar o botão superior que existe no meio da caneta.

Para rolar páginas, basta você pressionar o botão inferior que existe no meio da caneta, encostar a ponta da caneta na mesa e arrastar para cima ou para baixo (dependendo dá página também para as laterais).


O que levar em consideração na hora da compra?

Preço: bem eu diria que esse é o primeiro item a ser olhado, pois é um fator de compra decisivo.
Basicamente, comprar uma tablet boa, muito boa, ou excelente depende do quanto você está disposto a desembolsar para a compra. Esse é o recurso que pode ser mais desanimador.
Geralmente eu uso um critério para a compra de quase qualquer coisa, ele parece ser idiotamente óbvio, mas, às vezes a gente se esquece:


Tamanho: existem mesas digitalizadoras de vários tamanhos, o tamanho a ser escolhido vai depender bastante da utilização que você pretende para a mesa e novamente do preço.
O menor modelo tem 4 x 3 polegadas de área de trabalho, equivalentes a 10 x 7,5 cm, pequeno demais para pintura. O tamanho seguinte é de 4 x 5 polegadas de área útil (10 x 12,5 cm), as mesmas dimensões de um cartão postal. Pode parecer pouco, mas é suficiente para a maioria dos artistas. A próxima é a de 6 x 8 polegadas (15 x 20 cm), que é o tamanho de uma folha A5 (metade de uma A4). Modelos maiores, como 9 x 12 polegadas (A4) e 12 x 18 polegadas (A3), só são adequados se você realmente é acostumado a pintar e desenhar em grandes superfícies, vai redesenhar plantas de projetos ou tem uma conta bancária folgada.

Um aviso: não confunda área de trabalho com as dimensões totais do equipamento. Alguns fabricantes exageram no tamanho dos modelos para que pareça maior que a do concorrente, embora as dimensões da área de trabalho sejam as mesmas.

Resolução: indica a quantidade de pontos que a mesa registra dentro da área de trabalho, e quanto maior, melhor. Os valores geralmente ficam entre 1.000 e 5.000 linhas por polegada (lpi, na sigla em inglês). Se você encontrar o termo "resolução interpolada" nas especificações, desconsidere-a e procure pela real.

Níveis de pressão: dão a medida da sensibilidade do equipamento em registrar as nuances de força com que se usa a caneta. Modelos mais caros têm 1.024 níveis e os mais econômicos, 512 níveis.
Nas pesquisas que eu fiz sobre o assunto, várias pessoas diziam que a diferença entre a resolução mais alta e a mais baixa é bastante sutil, não fazendo tanta diferença assim (a minha, por exemplo, tem 512 níveis), mas se for possível adquirir uma com mais resolução, por que não adquirir, né?

Obs: A pressão da caneta sobre a mesa tem funções diferentes para cada tipo de software, em alguns quando você coloca mais pressão o traço fica mais escuro, mais opaco, ou então, ao aplicar pressão o tamanho do pincel usado aumenta. Esse recurso como eu já disse varia de software para software.

Marca: esse geralmente é outro fator decisivo na hora da compra, uma marca consolidada e mais conhecida pode representar mais qualidade (ou não).
As marcas mais conhecidas de acordo com as pesquisas que eu fiz são a Wacom, Genius e Aiptek.

A marca que eu mais vi recomendações, tanto para iniciantes quanto para profissionais foi a Wacom. Ao que me parece ela é a que tem mais tempo de mercado e é a que representa mais qualidade, apesar de suas tablet’s serem um pouco mais caras. O que varia do profissional para o amador ou iniciante são os modelos, para os iniciantes é recomendada a linha bamboo pela qualidade e o seu bom preço, há também a linha intermediária Intuos e a linha mais cara e sofisticada (que eu conheço) que á a Cintiq.

Wacom Intuos4


Wacom Cintiq

A minha tablet:

Para comprar a minha tablet, eu optei pela regrinha de preço:

 bom preço + qualidade = -recursos

Eu utilizo o modelo Wacom Bamboo CTL460 – Pen.



Eu acredito que esse seja o modelo mais básico da Wacom, mas como usuário iniciante eu estou muito satisfeito com ela, não tenho nada a reclamar quanto à qualidade e nem quanto a desempenho. Seu preço hoje na internet varia mais ou menos entre R$229,50 e R$300,00. Eu comprei a minha no site da loja FourServ, quando fui comprar fiquei meio com medo porque não conhecia a loja, mas a compra foi super tranqüila e me atenderam muito bem, depois que eu fechei o pedido pelo site, me ligaram para confirmar e foram super atenciosos ao me atender, e ainda chegou muito rápido. Recomendo. (Obs.: esse mercham aqui não foi pago hauahaahau).
Especificações dela:


Recursos

    * 512 níveis de sensibilidade à pressão na porta da caneta para pinceladas e escrita naturais
    * Caneta ergonômica sem pilha com dois botões programáveis
    * Superfície de trabalho texturizada para uma sensação de caneta no papel
    * Suporte para caneta acoplado de tecido para segurar convenientemente a caneta
    * Conexão USB fácil
    * Todas as Canetas Bamboo Pen são fornecidas com:
          - Inclui o Corel® Painter™ Essentials 4.0 (Win e Mac) para criar ilustrações em mídia digital e converter suas fotos em pinturas digitais

O que está incluído

Incluído na Bamboo Pen:

    * Mesa digitalizadora com caneta Bamboo
    * Caneta Bamboo
    * Guia de introdução
    * CD de instalação (inclui o software de driver, o tutorial interativo e o manual do usuário)
    * DVD de Software (contendo o Corel® Painter™ Essentials 4)

ESPECIFICAÇÕES DA MESA DIGITALIZADORA

Dimensões da mesa digitalizadora (L x A): 9,8" x 6,9" (249 mm x 175 mm)
Área Ativa (L x A): 5,8" x 3,6" (147 mm x 91 mm)
Níveis de Pressão: 512 na Ponta da Caneta
Resolução: 1270 lpi
Taxa Máxima de Dados: 133 pps
Precisão: +/- 0,02 polegadas (+/- 0,5 mm)
Conectividade: USB Padrão
Orientação: Reversível para usuários destros ou canhotos

REQUISITOS DO SISTEMA

PC:     Windows® 7, Vista® ou XP com Service Pack 2
Mac:     Mac OS® X (10.4.8 ou posterior)
Hardware:     Também exige um monitor colorido, porta USB alimentada e unidade de CD/DVD 



Em breve eu vou postar algumas coisinhas que eu fiz com a minha tablet... aguardem... Ah! espero que o guia possa ter servido para alguma coisa.

Fonte (Site do qual eu copiei algumas coisinhas hehehe):
http://www.ivanjeronimo.com.br/texto.php?artigo=7 




#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial